Como higienizar um motor automotivo

Comprar um carro não é tarefa fácil. Afinal de contas, é um bem que exige um investimento consideravelmente alto, mesmo que a escolha fique por conta de um veículo popular seminovo. Mais ainda, é um produto que deprecia rapidamente, o que significa que, não importa o seu investimento, você vai vender por um preço menor do que aquele que pagou.

Porém, essa depreciação pode ser menor se você tiver um cuidado maior com o veículo. Além disso, por ser um produto caro e que vai transportar você de um lugar para o outro, é essencial que ele seja bem cuidado, afinal de contas, ele é seu.

E um cuidado importante que muitas vezes é deixado de lado pela maioria da população é higienizar o motor, que com o tempo acaba ficando bastante sujo. E é exatamente pensando nisso que nós separamos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a entender a melhor maneira de se limpar um motor automotivo, tudo para que você mantenha o seu carro sempre limpo e em ordem, do motor aos bancos.

Como higienizar um motor automotivo

Entenda como lavar o motor

Lavar o carro é uma prática comum entre as pessoas. Afinal de contas, mais do que uma questão de higiene, um veículo que está sempre limpo e brilhando sempre é motivo de orgulho para os motoristas. Isso porque, mais do que apenas deixar o carro bonito, a lavagem frequente evita uma série de malefícios que a sujeira pode causar ao carro, como ressecamento de borrachas e também oxidações, o que ajuda a preservar o valor do veículo na hora de realizar uma venda ou uma troca.

Porém, mais do que apenas limpar por fora e por dentro, é importante também realizar a limpeza do motor. Afinal de contas, um motor empoeirado e sujo passa a aparência de mal cuidado, o que acaba estragando a aparência do seu carro assim que você abre o seu capô. Mais ainda, a falta de uma lavagem frequente pode até mesmo danificar o motor do carro. Mas aqui vale lembrar, que a lavagem feita de maneira incorreta também pode causar danos ao seu veículo.

Mais do que uma questão estética, lavar o motor é importante para prevenir oxidações e também para preservar seu componentes elétricos. Na hora de lavar o motor a primeira coisa a se fazer é proteger com um pano ou plástico as partes sensíveis do motor, protegendo todas as partes elétricas.

Como higienizar um motor automotivo

Feito isso, borrife todo o produto de limpeza especialmente feito para motor e espere o tempo para ele agir. Depois disso, basta enxaguar com uma lavadora de alta pressão tomando cuidado com as partes sensíveis do motor. Caso não tenha um equipamento de alta pressão, vale utilizar a mangueira, mas nunca um balde.

Feito isso, basta secar com um pano ou deixar secar naturalmente. Caso você queira dar aquele detalhe extra, depois da secagem vale passar produtos específicos para motor que servem para dar brilho. Por fim, retire os plásticos e faça a limpeza das peças cobertas com um pano úmido.